Monthly Archives: abril 2015

Comunidades Aningal e Vida Nova se organizando para construção dos viveiros

Na última semana de março foi realizada nas comunidades Aningal e Vida Nova, município de Amajari-RR, a oficina de planejamento dos viveiros que serão construídos através do projeto ARPA, parceria entre ICM-Bio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), CIR (Conselho Indígena de Roraima) e INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Tal projeto foi concebido a partir das demandas levantadas por essas comunidades quando realizaram seu PGTA (Plano de Gestão Territorial e Ambiental).

O INPA, através da Iniciativa Wazaka’ye, já realiza atividades na região há alguns anos, inclusive na comunidade Aningal já existe um viveiro e plantios agroflorestais desenvolvidos através desses trabalhos. O projeto ARPA possibilitará construir um novo viveiro, maior e mais moderno, para que a comunidade possa ampliar e melhorar sua produção de mudas. E ainda possibilitará a construção de um viveiro também na comunidade Vida Nova.

Como as comunidades já possuem experiência em trabalhos com viveiro, a oficina começou com uma atividade de avaliação dos trabalhos anteriores, através da dinâmica conhecida como “FOFA” (F-Fortalezas, O-Oportunidades, F-Fraquezas, A-Ameaças). Os participantes se reuniram em grupo para discutir esses aspectos e em seguida apresentaram os resultados da discussão, e depois todo o grupo conversou junto sobre cada item levantado. Em seguida a técnica do INPA realizou uma apresentação sobre viveiros, e finalizando a oficina, foram visitadas as áreas onde serão construídos os viveiros para planejamento e listagem dos materiais que ainda faltam. Nas próximas semanas as comunidades começarão a construção, e em seguida será feita a instalação da irrigação, possibilitando o início das semeaduras.