Monthly Archives: novembro 2017

Construção do viveiro de mudas na comunidade Serra do Sol

Um viveiro de mudas foi construído na comunidade Serra do Sol no contexto do Projeto Ekurauyama através de parceria entre o Conselho do Povo Ingarikó- COPING, Embaixada da Noruega, Instituto Insikiran –UFRR/Programa de extensão Wazaka´ye e Instituto Socioambiental- ISA. A proposta do COPING tem como objetivo de incentivar nos próximos anos o reflorestamento de espécies nativas e ampliar segurança alimentar na região Ingarikó. Essa iniciativa vai de encontro a políticas de valorização da agrobiodiversidade que lideranças Ingarikó já vêm realizando há alguns anos, por exemplo, feiras de sementes e o projeto do centro de agroecologia Nutrir.

O trabalho de construção do viveiro foi acompanhado pelo professor Luís Felipe Almeida e os estudantes Glênio e Amilton Barbosa Andrade, do curso de Gestão Territorial Indígena. Contamos com o apoio da doutoranda do PPGAS do Museu Nacional da UFRJ, Maria Virgínia Ramos Amaral, que realiza pesquisa na região Ingarikó e como forma de retorno, organizou a logística, e doação de mudas para a comunidade Serra do Sol.

O projeto do Viveiro de mudas foi apresentado para a comunidade, alunos da escola e Tuxauas e ressaltada a importância do viveiro de mudas como uma importante ferramenta pedagógica para desenvolvimento de atividades/projetos relacionadas a agricultura e pecuária. Foram realizadas quatro reuniões com a apresentação de vídeos e palestras sobre produção de mudas, compostagem, tipos de viveiros e práticas de plantio, Sistemas agroflorestais e adubação orgânica.

O viveiro foi construído com apoio de toda a comunidade e coberto com tela sombreadora e arame em área plana de 16m x 24m e tem capacidade de pelo menos 20.000 mudas a cada 6 meses. No local escolhido existe abundância de água e estrume para adubação das mudas. Professores e alunos da escola serão os responsáveis pela condução do viveiro e pela distribuição das mudas, que deverão atender a região Ingarikó pelos próximos anos.
100

100