Monthly Archives: março 2018

Comunidade Ponta da Serra também já possui viveiro de mudas!

A demanda por mudas de árvores pelas comunidades indígenas cresce cada vez mais, e visando a autonomia nessa produção, a comunidade Ponta da Serra (TI Ponta da Serra, Amajari/RR) inaugurou o seu viveiro de mudas no dia 28 de fevereiro de 2018. A ação foi coordenada pelas lideranças comunitárias, em parceria com a professora Mariana Cunha do Instituto Insikiran/UFRR, que levou duas turmas do curso de Licenciatura Intercultural para uma aula de campo onde uma das atividades foi a construção do viveiro.

A comunidade já havia previamente providenciado todos os materiais necessários para a construção e produção das primeiras mudas, como madeira para estrutura e canteiros, ferramentas, esterco, cinzas, e principalmente as sementes! Em poucas horas o viveiro já estava de pé, e o sombrite para cobrir chegou no dia seguinte. Como o viveiro foi construído em um local onde não entram animais, não foi necessário telar em volta. A comunidade pretende ir ampliando o viveiro aos poucos.

Estudantes de Licenciatura Intercultural na comunidade Ponta da Serra – Amajari, Roraima.

O estudante Heliomar Gomes, que já é Gestor Territorial formado pelo Insikiran, e técnico agrícola pelo CIFCRSS, acessorou as atividades e demonstrou uma técnica de abrir o fruto do pau-rainha para retirar a semente. Os estudantes prosseguiram em atividade no dia seguinte à construção, realizando práticas em ecossistemas aquáticos com a professora Ise Goreth.

A comunidade Ponta da Serra vem em uma sequencia de experiências em viveiros de mudas no município do Amajari nos últimos anos, quando algumas comunidades vem experimentando essa prática.

Mais fotos dessa atividade podem ser acessadas em nossa página no facebook: https://www.facebook.com/pg/wazakaye/photos/?tab=album&album_id=2074324189471087