Powered By:
Android Advice

Preparativos para produção de mudas em comunidades do Amajari

As comunidades indígenas Guariba (TI Araçá) e Aningal (TI Aningal), ambas no município Amajari-RR, já iniciaram atividades em seus viveiros para produção de mudas a serem plantadas no inverno de 2014. Na comunidade Guariba, agricultores estão reformando o viveiro e iniciarão coletas de sementes, especialmente do pau-rainha (Centrolobium paraense) que começa essa época a cair na mata. O esterco para uso no viveiro foi proveniente do retiro Paraíso, uma das fazendas de gado da comunidade.

Atividades no viveiro da EEI Inácio Mandulão – comunidade Aningal

Na comunidade Aningal, o esterco para produção das próximas mudas também já foi providenciado nos retiros Santa Rosa e em uma fazenda vizinha. O viveiro na Escola Estadual Indígena Inácio Mandulão será ampliado para a produção de mais mudas de espécies madeiráveis e fruteiras. Para isso já começou a coleta de pau-rainha e outras sementes para a próxima safra de mudas.

Árvores madeireiras e fruteiras plantadas no maracujazal

A agrofloresta implantada esse ano junto com o maracujazal da escola também está sendo manejada, com adubação com esterco e pó de rocha, e muita palha ao redor das plantas para “aguentar” o forte calor e seca do verão dos próximos meses. O manejo do maracujá contou com a colaboração do Sr. Sebastião, que veio da comunidade Guariba para conhecer as experiências no Aningal, e compartilhou seu conhecimento sobre poda e produção do maracujá. Além de todas as atividades práticas, o tema agroflorestal foi abordado em uma apresentação pela prof. Rachel.

Em 2014 os plantios agroflorestais serão ampliados nessas comunidades, inserindo árvores madeireiras, frutíferas e medicinais junto com espécies agrícolas em roças e outros locais, como caiçaras.

Cooperação entre comunidades – Sr. Sebastião, da comunidade Guariba, compartilhando seu conhecimento sobre manejo do maracujá com estudantes da comunidade Aningal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *